quarta-feira, 21 de maio de 2014

Parque Geológico do Varvito - Itu/SP

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 1995, já recebeu mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat, foi construído em uma área de 44.346 m2 da antiga pedreira.
Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.
O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.
Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.
Você vai encontrar no Parque do Varvito de Itu um galpão por onde toda visita tem início. Neste local está montado permanentemente uma exposição de painéis explicativos (com fotos, textos, e imagens), e há, também, um espaço para exposições temporárias e palestras, município.
Em todos os pontos do parque existem placas explicativas que torna a visita uma aula ao ar livre. A laje ou ardósia de Itu foi bastante utilizada no calçamento e pavimentação das ruas e casas da cidade, fazendo parte da história do município.
Os pontos que merecem atenção são a Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fósseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Anfiteatro Gondvana, Gruta Lágrima do Tempo, Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico. A Gruta Lágrima do Tempo recebe esse nome devido à formação de gotas dágua em sua parede, dando a impressão de lágrimas.


















O Parque do Varvito é um lugar único, que merece uma visita.
Funcionamento:
Das 8 às 17 horas de terça à domingo. Entrada gratuita.


Rua Parque do Varvito - 1.400 m. do centro histór. - Pq. N. S. da Candelária - Itu / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário