segunda-feira, 5 de maio de 2014

Extraordinário!

Aracnofobia – medo (ou fobia) de aracnídeos. Fotografia macro – uma forma extraordinária de arte visual que nos ajuda a captar a beleza do mundo em miniatura que corre debaixo dos nossos narizes, com fotos ampliadas de pequenos seres e objetos. O fotógrafo americano Thomas Shahan é um especialista e escolheu as jumping spiders (“aranhas saltadoras”, em tradução literal) como protagonistas.
São habitantes de um mundo para nós invisível e têm duas caraterísticas que as distinguem dos seus pares: uma visão muito acima de qualquer aranha (a julgar pelo tamanho dos quatro olhos, não é difícil acreditar) e umas pernas traseiras com força suficiente para um forte impulso. Ambos os atributos são úteis para os saltos que as caraterizam. Apesar de produzirem seda, asjumping spiders usam-na mais para criar abrigos e para se amarrarem antes dos saltos do que para construir teias.
Thomas Shahan entrou no universo destes aracnídeos com fotos tão detalhadas que é difícil ficar indiferente. Quem não gosta, provavelmente vai gostar ainda menos, mas não é de deixar de lado a ideia de alguém se apaixonar por estes exemplares da espécie.










Nenhum comentário:

Postar um comentário