A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) encerra o ano de 2014 com resultados significativos do ponto de vista da fiscalização e concessão de licenciamento ambiental, além da aplicação de sanções, nos casos que fogem às determinações legais. De janeiro a novembro, a Coordenação de Licenciamento registrou mais de 1.200 autorizações ambientais. Dentre elas, as prévias e de implantação, com 389 liberações.
Para poda e supressão de árvores que danificam os passeios públicos ou oferecem risco de queda foram concedidas, no mesmo período, 214 autorizações e 665 licenças de operação, que incluem serviços de engenharia e atuação comercial.
A Coordenadoria Geral de Fiscalização da Sempma realizou mais de 2.500 procedimentos. Como resultado, foram registrados 985 autos de infração, com 105 notificações, seis embargos, oito apreensões, 901 instaurações de processos administrativos, apuração de 300 denúncias e monitoramento de mais de 200 eventos.
A Sempma intensificou o monitoramento e apuração de denúncias referentes às ligações clandestinas em galerias de águas pluviais, o que resulta na poluição dos recursos hídricos. A maioria dessas ligações foi relacionadas às chamadas “línguas sujas” na orla marítima. Estas ações são executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seminfra).
Projetos e Educação Ambiental
Uma cidade mais verde e com a participação da população. Está é a proposta do Projeto Plantar, criado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Sempma. Lançando em julho, na Semana do Meio Ambiente, o Plantar executou a arborização da nova Avenida Josepha de Mello, implantação de espécies ornamentais na Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde, em comunidades da parte alta da cidade e a uma escola municipal no bairro de Jacarecica.
Por meio do Plantar, 23 mil mudas de plantas ornamentais e oito mil m² de grama fazem parte da Avenida Josepha de Mello. Na Sandoval Arroxelas, o paisagismo foi implantado, com a colocação de mudas ornamentais. A Avenida Amélia Rosa recebeu grama em toda a extensão do canteiro central, dando novo aspecto a uma das principais vias do bairro de Jatiúca.
Arborização
O Conjunto Paulo Bandeira, no bairro do Benedito Bentes, recebeu 100 unidades de mudas de árvores de médio e grande portes. Em outro conjunto, o José Aprígio Vilela, no mesmo bairro, foram plantadas 117 mudas de árvores de grande porte. A etapa seguinte do projeto atendeu a uma escola municipal mapeada pela Coordenação de Educação Ambiental, a Hebert de Souza, localizada no bairro de Jacarecica.
O prefeito Rui Palmeira participou da ação do Projeto Plantar na escola. Na oportunidade, foi destacada a importância da conscientização ambiental para a formação de uma sociedade melhor. A escola foi escolhida pela Sempma por já executar ações ambientais com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário