"O zoológico de Sorocaba (101 km de São Paulo) liberou a visitação de um filhote de urso-de-óculos nascido em cativeiro. Primeira cria do casal de ursos Pepito e Penélope, o animal esteve longe do público por seis meses para que ocorresse a adaptação entre mãe e filho. Eles foram isolados nesse período numa área chamada de cambiamento para que não houvesse nenhum tipo de distração e ela se dedicasse totalmente ao filhote.
"O único contato do animal neste período foi com os tratadores do Zoo, apenas para colocar comida e para observá-los, sem interferência para que houvesse este contato paramental entre os animais", afirmou a chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, Cecilia Pessutti. A espécie figura na lista dos animais com risco de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e é o único urso sul-americano (vive na região dos Andes).
O filhote ainda não tem um nome e o zoo não sabe ainda se pretende fazer uma espécie de concurso para que as pessoas ajudem a escolher um pra ele. O urso-de-óculos tem esse nome devido às manchas de coloração branca ou bege em volta dos olhos (em formas de círculos ou semicírculos).
A visitação no Zoo de Sorocaba acontece de terça a domingo, das 9h às 17h, na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência"
Nenhum comentário:
Postar um comentário