A Prefeitura de Sorocaba inaugura neste domingo (dia 15), às 9h, um Meliponário – espaço de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão - no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, no Jardim Europa. A ação será realizada durante um curso gratuito sobre abelhas nativas sem ferrão direcionado a apicultores e educadores, que está ocorrendo neste mês no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e que no domingo acontecerá no próprio Parque da Água Vermelha.
A instalação de meliponários nos parques naturais de Sorocaba faz parte do Projeto VivAbelha – Meliponicultura nos Parques de Sorocaba, uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com a Associação Paulista de Técnicos Apícolas (APTA), Federação de Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (Faamesp) e a Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (Coapis).
SOBRE O CURSO
Ministrado pelo instrutor Nivaldo Aparecido Bertelli, o curso é gratuito e tem por objetivo estimular a criação e conservação de abelhas nativas, além de capacitar técnicos para atuar na produção de crias, mel, cera e própolis, e também em ações educativas.
Durante o curso os participantes têm contato com técnicas de meliponicultura, biologia e ecologia das abelhas, e conhecem as espécies nativas da região de Sorocaba e a legislação pertinente à criação deste inseto. Todas as vagas já foram preenchidas.
Mais informações na Associação Paulista de Técnicos Apícolas, que fica na Avenida Gonçalves Magalhães, 983, no Trujillo. O telefone é (15) 3234.5036.
Fonte: G1 - Sorocaba em Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário