sexta-feira, 7 de março de 2014

Princípios das Normas Internacionais de Responsabilidade Social ISO 26000

The moro, pessoal...



Segundo o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), no dia 1°de novembro de 2010, foi lançada a publicação da Norma Internacional ISO 26000, referente a um conjunto de normas e diretrizes a respeito da Responsabilidade Social, lançado em Genebra. A versão brasileira foi lançada logo no dia 8 de dezembro do mesmo ano, na sede da Fiesp, São Paulo.
O documento brasileiro possui o título de ABNT NBR ISSO 26000, e pretende estimular as organizações e empresas a implementar projetos guiados sob orientações socioambientais em seus processos de planejamento,  atividades na sociedade e no meio ambiente. Visa uma postura ética por parte das instituições em obediência à legislação vigente e às normas internacionais.
Como documento , pretende reforçar as boas experiências e o positivo histórico das ações socioambientais das empresas. Após o lançamento internacional do novo ISO, para coordenar a apresentação e inserção dessas novas normas em mais de 100 países, os trabalhos foram liderados pela Suécia e pelo Brasil. No Brasil, os trabalhos foram coordenados pela ABNT e na Suécia pelo Swedish Standards Institute.
Desde o lançamento, ficou estabelecido a divisão das responsabilidade entre um país desenvolvido e outro em desenvolvimento, o Brasil foi selecionado pelo seu pioneirismo no processo de normatização de responsabilidade social a partir da NBR 16001. Antes de 2004, nenhum outro país possuía uma normatização própria para as questões sociais.
Entre o mês de março de 2005 e maio de 2010, houve várias reuniões entre dos comitês-espelho nacionais e do Grupo de Trabalho Internacional que abrangeu a presença do Pnuma ( Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Governos, instituições e ONG’s de diferentes países foram ouvidos nesse processo de elaboração do ISO 26000.
Segundo o INMETRO, o novo documento estabelece:
  • Conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social;
  • Histórico, tendências e características da responsabilidade social;
  • Princípios e práticas relativas à responsabilidade social;
Principais temas:   integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência;  identificação e engajamento de partes interessadas;  comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social.

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