The moro, pessoal...
A ameaça
à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção
das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de
gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar um lugar de destaque nos
debates internacionais. O meio ambiente da empresa é constituído por diversas
formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e
o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo,
incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade
e consumidor. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem
ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o
desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações
internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos
negócios.
Motivação para proteção ambiental na empresa
Impacto Ambiental
A expressão “impacto
ambiental” teve uma definição mais precisa, nos anos 70 e 80, quando diversos
países perceberam a necessidade de estabelecer diretrizes e critérios para
avaliar efeitos adversos das intervenções humanas na natureza.
A definição jurídica de
impacto ambiental no Brasil vem expressa no art. 1º da Res. 1, de 23.1.86 do
CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, nos seguintes termos:
“considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas,
químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria
ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente,
afetam-se: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades
sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio
ambiente e a qualidade dos recursos naturais”.
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