sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Princípios da Gestão Ambiental


Pesquisa: Conduzir ou apoiar projetos de pesquisa que ajudem os impactos ambientais das matérias-primas, produtos, processos, emissões e resíduos associados ao processo produtivo da empresa, visando a minimização de seus efeitos.
O avanço do Brasil em pesquisas técnico-científicas
Atualmente os projetos de pesquisa só estão ganhando mais força, principalmente os estudos sobre impactos ambientais na preservação da matéria-prima até os processos de emissões de resíduos ocasionados pelas indústrias, tudo visando à minimização de seus efeitos. Estudar os impactos ambientais não é tão simples, temos que estudar as alterações ocorridas por ação ou atividades humanas, o quão prejudicial ela é, e tendo como objetivo a prevenção mantendo sempre a qualidade de vida necessária.
O Brasil tem investido em projetos e pesquisas científicas buscando cada vez mais novas descobertas no ramo técnico-científico, além formar profissionais qualificados para esse trabalho, ocupa atualmente a 14a posição no rancking de investimentos em pesquisas técnico-científicas. É de grande importância que as empresas brasileiras em conjunto com o governo invistam em pesquisas cientificas para que ocorra um avanço no desenvolvimento do país, além da geração de novos sistemas de conhecimento nas empresas e independência tecnológica o que favorece ainda mais o desenvolvimento econômico e tecnológico  brasileiro.
O estudo dos impactos ambientais teve um avanço significativo, o que possibilitou a restauração de áreas impactadas, diminuindo assim os efeitos dos impactos para os organismos bióticos e abióticos englobando todo o ambiente impactado.  Tanto atividades antrópicas quanto  naturais devem ser  estudadas para diminuição dos impactos. O foco ambiental mais pesquisado principalmente numa empresa, está relacionado as emissões de gases, liberação de efluentes e algum tipo de degradação que a empresa possa proporcionar ao meio. Evitando o desequilíbrio e desregulamentação da empresa com o meio ambiente.

 Em suma, o desenvolvimento do país é fortemente ligado ao desenvolvimento de áreas de pesquisa, favorecendo assim o fortalecimento educacional e econômico, além da organização empresarial e diminuição de impactos ambientais, já que grande parte das pesquisas são voltadas para essa área. Proporcionando o equilíbrio harmônico entre a empresa e o meio ambiente.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Descomunalmente Natural





The Moro, pessoal...

As imagens mais surpreendentes e fascinantes da natureza:

                    Segredos da Noruega

50 fotografias surpreendentes VIII - Noruega

50 fotografias surpreendentes VIII - Noruega


50 fotografias surpreendentes VIII - Noruega

50 fotografias surpreendentes VIII - Noruega

50 fotografias surpreendentes VIII - Noruega

50 fotografias surpreendentes VIII - Noruega



              A Terra do Fogo e do Gelo - Islândia

50 fotografias surpreendentes XI - Islândia

50 fotografias surpreendentes XI - Islândia

50 fotografias surpreendentes XI - Islândia

50 fotografias surpreendentes XI - Islândia

50 fotografias surpreendentes XI - Islândia

50 fotografias surpreendentes XI - Islândia

            

         Pequeno país, grandes paisagens -  Nova Zelândia 

Belas paisagens da Nova Zelândia na lente de Chris Gin 03

Belas paisagens da Nova Zelândia na lente de Chris Gin 04

Belas paisagens da Nova Zelândia na lente de Chris Gin 28

Belas paisagens da Nova Zelândia na lente de Chris Gin 31


Bom pessoal, aqui estão algumas imagens pela qual eu me interessei, na verdade ainda tem algumas mais, então pode ser que eu volte a postar, fiquem espertos.

Isso é tudo pessoal!!!

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Princípios da Gestão Ambiental

The Moro, pessoal...


No relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ONU) denominado "nosso futuro comum", ficou muito clara a importância da preservação ambiental para que consigamos o Desenvolvimento Sustentável.



1) Prioridade Organizacional: estabelecer políticas, programas e práticas no desenvolvimento das operações que sejam adequadas ao meio ambiente.

2) Gestão Integrada: integrar políticas, programas e práticas a todas as funções de administração.

3) Processo de Melhoria: para os consumidores e os anseios da comunidade, tendo como ponto de partida as regulamentações ambientais.

4) Educação do Pessoal: educar, treinar e motivar no sentido de que possam desempenhar suas tarefas de forma responsável em relação ao ambiente.

5) Prioridade de Enfoque: considerar as repercussões ambientais, antes de abandonar alguma unidade produtiva

6) Produtos e Serviços: desenvolver produtos e serviços que não sejam agressivos ao ambiente e que sejam seguros em sua atualização e consumo que sejam eficientes no consumo de energia e de recursos naturais e que possam ser reciclados, reutilizados ou armazenados de forma segura.

7) Orientação ao consumidor: orientar se necessário, educar consumidores, distribuidores e o público em geral sobre o correto e seguro uso, transporte,, armazenagem e descarte dos produtos produzidos.

9) Pesquisa: conduzir ou apoiar projetos de pesquisas que ajudem os impactos ambientais das matérias-primas, produtos, processos, emissões e resíduos associados ao processo produtivo da empresa, visando a minimização de seus efeitos.

10) Enfoque preventivo: modificar a manufatura e o uso de produtos e serviços e mesmo os processos produtivo, de forma consistente com os mais modernos conhecimentos técnicos e científico, no sentido de prevenir as séries e irreversíveis degradações.

11) Fornecedores Subcontratados: promover a adoção dos princípios ambientais da empresa junto a fornecedores e subcontratados, encorajando e assegurando sempre que possível melhoramentos em suas atividades de modo que elas sejam uma extensão das normas.

12) Planos e emergência: desenvolver planos de emergência em conjunto com a empresa, através do trabalho de conscientização dos riscos e a repercussão dos acidentes.

13) Transferência de Tecnologia: contribuir na forma amigável entre os setores: público e privado.

14) Contribuição ao esforço comum: contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas e privadas de programa ambiental.

15) Transferência de atitude: proporcionar  transferência e diálogo com a comunidade interna e externas.

16) Atendimento e divulgação: conduzir auditorias ambientais e verificar os padrões exigidos pela legislação.

Crimes Ambientais



The Moro, pessoal...


Crimes ambientais podem ser definidos como as agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, recursos naturais), que ultrapassem os limites conhecidos por lei.


Lei dos Crimes Ambientais: Lei N.º 9.605 de 13 de fevereiro de 1998


Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.






Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.





Art. 39. Cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente:
Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.




Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar qualquer tipo de assentamento humano:
Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.


Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.


Isso é tudo pessoal!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Apresentação

The Moro, pessoal...

Como alunos do 3º módulo do 1º semestre de 2014 do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC Salles Gomes de Tatuí- SP, criamos esse blog para fins de conscientização ambiental. Com orientação da professora Rosangela, a qual leciona Gestão e Qualidade Ambiental.

Nosso grupo é formado por:
Débora Oliveira
Iolanda Moretti
Lucas Vitor
Nathalia Cleto
Nathália Mendes
Thaysa Sartorelli

Isso é tudo pessoal! (aguardem as próximas postagens)